Léo Moraes disse que o poder público precisa dialogar e agir em conjunto para dar resposta à sociedade
Porto Velho, Rondônia - A Prefeitura de Porto Velho está empenhada para levar segurança e paz aos moradores dos condomínios residenciais populares da capital, que enfrentam o crescimento da violência, com a atuação de facções criminosas. Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Léo Moraes esteve no residencial Morar Melhor para conhecer a atuação da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), através do “Programa Aliança Pela Vida, Moradia Segura”, e discutir a implementação de ações em conjunto.
“Vivemos um momento de violência, uma afronta ao poder do Estado e temos que nos juntar, dialogar e agir em conjunto, para minimizar esse impacto e dar uma resposta à sociedade. Não podemos achar que isso é normal, pois não é. Temos que agir de imediato, antes que a coisa fique ainda pior”, relatou o prefeito em coletiva à imprensa.
De acordo com Léo Moraes, “é bom ressaltar que nos condomínios populares, a imensa maioria dos moradores é de gente do bem, é de pessoas trabalhadoras, que acabam ficando à mercê de bandidos, e por isso é necessário uma ação coordenada para coibir essa violência”.
COMO A PREFEITURA VAI AGIR?
O prefeito se reuniu com as demais autoridades, na unidade móvel instalada pela Sesdec no Morar Melhor
O prefeito observou que, além do trabalho das forças policiais, é preciso discutir a investigação social. “Precisamos colocar o município de fato dentro desses espaços, com o suporte das forças de segurança. Discutir esses espaços comuns, que são afetos à Prefeitura, construir o Batalhão da Polícia Militar, mas também escolas, creches, postos de saúde e outros aparatos públicos”.
Para a transferência da sede do 9º BPM para o Morar Melhor, o prefeito reforçou que é preciso vir acompanhado de outros equipamentos públicos, envolvendo atendimento de saúde e escolar, além de lazer e esportes. “A Prefeitura discute a posse e titulação ao Estado da área para o Batalhão, desde que haja essa possibilidade de inclusão de atendimento à saúde e educação, modelo que queremos implantar no Morar Melhor e nos demais conjuntos habitacionais”, completou.
Para contribuir diretamente com a segurança, a Prefeitura da capital deve apresentar em breve o decreto para iniciar o trabalho do agente de ordem pública, que será suplementar às forças de segurança pública, para colaborar com o aumento das ações ostensivas de segurança.
Prefeitura da capital deve apresentar em breve o decreto para iniciar o trabalho do agente de ordem pública
“O município não pode ficar indiferente à realidade trágica da segurança pública, fato que ocorre em todo o país. Também estamos discutindo a criação da guarda municipal armada, para contribuir com a diminuição do crime em nossa cidade. Soma-se a isso, a atividade delegada, onde o município tem interesse em contratar policiais militares e de outras forças de segurança, para aumentar o efetivo”.
AÇÃO EM CONJUNTO
Antes, o prefeito se reuniu, na unidade móvel instalada pela Sesdec no Morar Melhor, com o secretário Coronel Vital, o subcomandante da PM, coronel Glauber Souto, o deputado estadual Eyder Brasil e outras autoridades, quando foi apresentado pelo tenente-coronel PM Amorim um breve relato do trabalho já realizado no condomínio, iniciado no último dia 26 de dezembro.
“O que a Secretaria de Segurança, o Governo, a Polícia Militar e os demais parceiros querem é trazer segurança e paz à população de bem, evitando que as facções, os grupos criminosos, dominem os residenciais, os bairros e demais localidades”, disse o titular da Sesdec.
Segundo Felipe Vital, “esse programa voltado para assegurar que as facções não controlem os condomínios residenciais será estendido aos demais condomínios, pois com certeza a população de bem sofre e temos que fortalecer esse trabalho em conjunto, para garantir segurança para toda a sociedade”.
O subcomandante da PM informou que mais de 40 apartamentos no Morar Melhor foram lacrados, pois uns eram utilizados como esconderijos e outros usados para alugar, por parte do grupo criminoso.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários