Governo de RO zera fila de exames de tomografia convencional e com contraste

Governo de RO zera fila de exames de tomografia convencional e com contraste


Pacientes que necessitam realizar o exame devem cadastrar o pedido médico em qualquer Unidade Básica de Saúde

A fila para exames de tomografia convencional e com contraste foi zerada pelo governo de Rondônia. A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que utiliza raios-X para criar imagens detalhadas e precisas dos órgãos internos, sendo amplamente empregado no diagnóstico de diversas doenças. Pacientes que necessitam realizar exames devem cadastrar o pedido médico em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Há disponibilidade de vagas nas cidades de Ariquemes, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Porto Velho.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após consulta médica nas unidades de saúde, caso seja indicada a realização de uma tomografia computadorizada, o paciente deverá solicitar o exame por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A convocação para consultas, exames e cirurgias eletivas é feita por telefone, com base nas informações fornecidas pelo paciente no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, é fundamental manter os dados atualizados.

Os exames de tomografia estão sendo realizados em redes particulares conveniadas com o governo de Rondônia. Para agendar o exame gratuitamente, o paciente deve cadastrar o pedido médico em qualquer posto de saúde. O agendamento é realizado com base na prioridade clínica de cada caso.

ATENDIMENTO EFICIENTE

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, com a ação, o governo do estado fortalece, ainda mais, a saúde pública, atendendo às necessidades da população, tanto nos procedimentos de urgência e emergência quanto nos eletivos, trabalhando e investindo para assegurar que os pacientes tenham um atendimento ágil.

Segundo o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, zerar a fila de tomografia, que possui alta demanda, é uma grande conquista. Utilizamos o sistema Sisreg, que agenda o exame com data e horário específicos, proporcionando maior organização e previsibilidade no atendimento. Isso otimiza o acesso aos exames diagnósticos.”

REGISTROS


Em 2024, a Sesau registrou a realização de 46.119 mil exames de tomografia computadorizada. Porto Velho, concentrou a maior demanda, com 13.329 mil procedimentos realizados. Por outro lado, Pimenteiras do Oeste apresentou o menor número de exames, totalizando apenas 24 solicitações atendidas ao longo do ano.

Postar um comentário

0 Comentários