Mutirão de Exames Práticos do Detran-RO foi realizado no sábado (14) e atendeu 177 candidatos, em Porto Velho
O governo de Rondônia promoveu um Mutirão de Exames Práticos referente aos processos de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), especificamente para Categoria B. A iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) teve como objetivo atender à prorrogação de prazos para candidatos com processos ativos no período de 2019 a 2023. Ao todo, 177 candidatos realizaram a avaliação, em Porto Velho.
A diretora Técnica de Habilitação (DTH), Aline Lima, explicou que, apesar de o Departamento de Trânsito atender, semanalmente, cerca de 500 candidatos, havia uma demanda reprimida por vagas nos exames de Categoria B. “Para dar andamento a essa demanda, planejamos o mutirão para oportunizar a tão sonhada permissão para dirigir.”
Segundo a Diretoria Técnica de Habilitação, os exames práticos de Habilitação em Rondônia ficaram por quatro meses interrompidos no período da pandemia de covid-19. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) concedeu prorrogação de prazos para aqueles que estivessem com processos ativos a partir de 2019, por meio da Resolução nº 789 de 2020 do Contran, sendo estendido o benefício para todos os processos ativos nos anos de 2020 a 2023. “A ideia do mutirão é justamente atender essa demanda, dando oportunidade especificamente ao público com processos ativos desde 2019”, ressaltou a diretora Técnica de Habilitação.
A ação atendeu 28 Centros de Formação de Condutores da Capital
MUTIRÃO
A DTH mobilizou uma Comissão Examinadora com 20 servidores, destes, cinco vieram de Ji-Paraná e três de Ariquemes. Além dos examinadores, outros servidores atuaram no mutirão como apoio logístico para coleta biométrica e organização dos candidatos avaliados.
O mutirão atendeu 28 centros de formação de condutores (CFCs), com a realização de prova prática em duas etapas, baliza e percurso, que aconteceram simultaneamente no galpão de provas do Detran-RO, seguido de percursos de rua realizados na praça do Conjunto Santo Antônio para candidatos da zona Norte; na Rua Idalva Fraga Moreira, para candidatos da zona Leste; e na Rua Preciosa, para alunos da zona Sul.
Beneficiado com o mutirão, o candidato à aquisição da 1ª CNH, Juan Lopes, disse que, apesar do nervosismo a ação foi uma oportunidade importante para a conclusão de seu processo.
RESULTADOS DA AÇÃO
Com a colaboração de servidores do Detran-RO e candidatos, o “Mutirão de Exames Práticos” ocorreu de forma rápida e eficiente, o que possibilitou que todo o processo de avaliação de 177 candidatos finalizasse às 13h30. Segundo o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, Sandro Rocha, a vazão dada a esses processos representa avanços no sistema da Diretoria Técnica de Habilitação, e proporciona o tão sonhado direito de dirigir aos novos condutores habilitados.
0 Comentários