Mais de 170 candidatos participam de mutirão de exames práticos para processo de aquisição de CNH

Mais de 170 candidatos participam de mutirão de exames práticos para processo de aquisição de CNH


Mutirão de Exames Práticos do Detran-RO foi realizado no sábado (14) e atendeu 177 candidatos, em Porto Velho

O governo de Rondônia promoveu um Mutirão de Exames Práticos referente aos processos de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), especificamente para Categoria B. A iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) teve como objetivo atender à prorrogação de prazos para candidatos com processos ativos no período de 2019 a 2023. Ao todo, 177 candidatos realizaram a avaliação, em Porto Velho.

A diretora Técnica de Habilitação (DTH), Aline Lima, explicou que, apesar de o Departamento de Trânsito atender, semanalmente, cerca de 500 candidatos, havia uma demanda reprimida por vagas nos exames de Categoria B. “Para dar andamento a essa demanda, planejamos o mutirão para oportunizar a tão sonhada permissão para dirigir.”

Segundo a Diretoria Técnica de Habilitação, os exames práticos de Habilitação em Rondônia ficaram por quatro meses interrompidos no período da pandemia de covid-19. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) concedeu prorrogação de prazos para aqueles que estivessem com processos ativos a partir de 2019, por meio da Resolução nº 789 de 2020 do Contran, sendo estendido o benefício para todos os processos ativos nos anos de 2020 a 2023. “A ideia do mutirão é justamente atender essa demanda, dando oportunidade especificamente ao público com processos ativos desde 2019”, ressaltou a diretora Técnica de Habilitação.

A ação atendeu 28 Centros de Formação de Condutores da Capital

MUTIRÃO

A DTH mobilizou uma Comissão Examinadora com 20 servidores, destes, cinco vieram de Ji-Paraná e três de Ariquemes. Além dos examinadores, outros servidores atuaram no mutirão como apoio logístico para coleta biométrica e organização dos candidatos avaliados.

O mutirão atendeu 28 centros de formação de condutores (CFCs), com a realização de prova prática em duas etapas, baliza e percurso, que aconteceram simultaneamente no galpão de provas do Detran-RO, seguido de percursos de rua realizados na praça do Conjunto Santo Antônio para candidatos da zona Norte; na Rua Idalva Fraga Moreira, para candidatos da zona Leste; e na Rua Preciosa, para alunos da zona Sul.

Beneficiado com o mutirão, o candidato à aquisição da 1ª CNH, Juan Lopes, disse que, apesar do nervosismo a ação foi uma oportunidade importante para a conclusão de seu processo.

RESULTADOS DA AÇÃO

Com a colaboração de servidores do Detran-RO e candidatos, o “Mutirão de Exames Práticos” ocorreu de forma rápida e eficiente, o que possibilitou que todo o processo de avaliação de 177 candidatos finalizasse às 13h30. Segundo o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, Sandro Rocha, a vazão dada a esses processos representa avanços no sistema da Diretoria Técnica de Habilitação, e proporciona o tão sonhado direito de dirigir aos novos condutores habilitados.

Postar um comentário

0 Comentários