Governo de RO publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Governo de RO publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena


Por meio do programa são implementados mecanismos de comercialização que favorecem a compra direta de produtos dos agricultores familiares

Porto Velho, RO - O governo de Rondônia publicou o Edital de Chamada Pública do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena), para cadastrar produtores rurais indígenas para comercialização de alimentos. O edital foi divulgado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), no início de dezembro, na edição nº 230 do Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof).

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do governo federal, em parceria com os estados e municípios, que visa combater a fome e a pobreza no Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar. Por meio do programa são implementados mecanismos de comercialização que favorecem a compra direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, promovendo assim, a valorização e agregação de valor à produção.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PAA-Indígena representa um marco para o desenvolvimento dos territórios indígenas do estado. “Com a realização deste programa, o governo fortalece a segurança alimentar e nutricional, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização da produção tradicional dos povos indígenas”, salientou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, ressaltou a importância do PAA-Indígena para o fomento das comunidades locais. “A implementação do programa é uma conquista para as populações indígenas. A inserção promove a inclusão social e econômica das comunidades, e ao mesmo tempo, impulsiona a economia local, criando oportunidades sustentáveis aos agricultores indígenas.”

TRADIÇÃO E OPORTUNIDADES

Em 2024, Rondônia recebeu R$ 2,5 milhões em recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destinado integralmente às comunidades indígenas do estado, beneficiando agricultores indígenas que atuarão como fornecedores de alimentos. As doações geradas pelo programa serão direcionadas, exclusivamente, a essas populações.

Com a chegada desses recursos, o PAA-Indígena reafirma o compromisso do governo de Rondônia com a promoção de justiça social e econômica, assegurando que os povos indígenas tenham acesso às oportunidades que melhorem sua qualidade de vida, sem renunciar a cultura e tradições.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp (69) 3212-8801.

Postar um comentário

0 Comentários