Polícia Civil deflagra operação contra facções criminosas em Guajará-Mirim

Polícia Civil deflagra operação contra facções criminosas em Guajará-Mirim


A ação é resultado de uma extensa investigação que começou em abril deste ano, com o objetivo de esclarecer uma série de homicídios com características de execução

Porto Velho, RO - 
Nesta sexta-feira (01), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Guajará-Mirim, deflagrou a Operação “Donum Vanitatis” (Dom da Vaidade). A ação é resultado de uma extensa investigação que começou em abril deste ano, com o objetivo de esclarecer uma série de homicídios com características de execução.

O Jornal O MAMORÉ obteve informações que operação de hoje é de iniciativa da 1a Delegacia de Policia Civil de Guajará-Mirim, por meio do Serviço de Investigação e Captura - Sevic, que no âmbito da operação Donum Vanitatis, que significa o dom da vaidade, busca desestruturar a organização criminosa do Comando Vermelho -CV, em Guajará-Mirim através de operações pontuais e estratégicas, fruto de exames de crimes cometidos pela facção.

Nesta fase, está em apuração os homicídios de Geovana da Silva Nunes, Claison Souza Gomes e Joabe da Cruz Oliveira. Todos os crimes têm relação com o conflito de facções. Nesta atuação, o líder dirigente do Comando Vermelho, David Rodis Alves, foi preso em flagrante delito por porte irregular de arma de fogo. Contra ele, pesa os homicídios citados e a coordenação de diversos roubos na zona rural deste município, além de planos de matança contra agentes públicos da segurança pública.

Drogas, armas, apetrechos e outras provas foram apreendidas e poderão servir de provas ao processo. A operação Donum Vanitatis é uma operação contínua, e continuará em investigação.

Para a Polícia, enquanto existir o Comando Vermelho atuando no município, haverá fases na aludida operação policial. Avaliam-se, ainda, a morte de Maicon Saraiva, onde foram encontrados restos mortais no Parque Municipal dos Parecis (serra) como outra atuação da facção.

Há fortes indícios de autoria, os quais serão representados em breve pela PC de Guajará-Mirim. O MAMORÉ obteve também que as investigações apontaram provas consistentes de que duas facções criminosas estavam em confronto no município, com execuções direcionadas a membros rivais.

O trabalho do Sevic da Polícia Civil identificou os líderes das facções e os principais envolvidos nos crimes, levando à solicitação de suas prisões preventivas, todas deferidas pela Justiça, ao total da operação de hoje, resultou nesta fase: foram cumpridos 10 buscas e apreensões e 14 prisões, sendo que , 5 pessoas já se encontravam presas por crimes semelhantes.

A execução da operação contou com o apoio do Grupamento Tático da Polícia Civil, equipe da Polícia Federal, Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira (NIIF), Núcleo de Inteligência da Polícia Militar, e do 6º BPM de Guajará-Mirim. A Polícia Civil de Rondônia reforça seu compromisso com o combate ao crime organizado, buscando preservar a segurança pública e a paz na comunidade.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários