O governo de Rondônia continua se destacando como um dos líderes em transparência governamental no Brasil, assegurando o 2° lugar no Ranking Nacional de Transparência em 2024. Pelo segundo ano consecutivo, Rondônia foi agraciado com o “Selo Diamante”, símbolo de excelência concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que certifica instituições que atingem padrões de transparência superiores a 95%. Com uma pontuação de 98,92%, Rondônia demonstra seu compromisso com a governança pública responsável.
A conquista do “Selo Diamante” se deu após uma avaliação criteriosa de mais 10.354 portais de todas as esferas de governo e 120 pontos de verificação, incluindo dados sobre receitas, despesas, contratos, licitações e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a premiação reflete o compromisso do governo do estado em manter uma gestão pública íntegra e acessível”, destacando também que, ao promover um ambiente de transparência, Rondônia se torna um lugar mais atrativo, tanto para investimentos quanto para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
INOVAÇÃO
Para facilitar, ainda mais, o acesso às informações, o governo de Rondônia conta com a assistente virtual Clara, que permite aos cidadãos acessar dados sobre gastos públicos, atendimento em serviços essenciais e informações detalhadas sobre as áreas de saúde, educação e infraestrutura.
A ferramenta foi projetada para compreender de forma natural as perguntas dos usuários, sem a necessidade de escolher entre opções pré-determinadas. Isso significa que, os cidadãos podem perguntar sobre várias informações, obtendo respostas de forma rápida e intuitiva.
Além disso, o portal foi desenvolvido para ser dinâmico e acessível, com informações organizadas de maneira clara e objetiva, para que todos possam encontrar o que precisa com poucos cliques, e também responsivo, ou seja, podendo ser acessado por diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, sem perder a qualidade da navegação.
GOVERNANÇA
Segundo o controlador, José Alves de Aquino, o objetivo não é apenas ser referência em Rondônia, mas inspirar a administração pública a adotar soluções eficientes à gestão. “Estamos prontos para continuar nosso trabalho em prol de uma administração pública que seja cada vez mais alinhada com as melhores práticas de integridade e governança, e além disso, nos disponibilizamos a auxiliar outros estados que também tenham o mesmo objetivo”, ressaltou.
Para visualizar o ranking completo e saber mais sobre o desempenho de cada estado, consulte o painel de transparência pública:
Link
0 Comentários