Iniciativa da Prefeitura de Porto Velho e Governo de Rondônia promoveu atendimentos médicos, exames laboratoriais e vacinação para alunos do ensino fundamental e médio
Programa visa integrar saúde e educação nas escolas da rede pública municipal e estadual
Porto Velho, RO - Durante quatro dias foi realizada uma ação de saúde destinada aos alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Militar Dom Pedro II - Unidade 1, em Porto Velho. Organizada em parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a iniciativa contou com consultas médicas, exames laboratoriais, imunizações e atividades voltadas para a promoção e prevenção de doenças.
O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo integrar saúde e educação nas escolas da rede pública municipal e estadual, promovendo o bem-estar dos estudantes. Em Porto Velho, as ações do programa incluem a atualização vacinal, orientação sobre higiene bucal, palestras educativas e acompanhamento nutricional.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) de Porto Velho, Janaina Zanin, destacou que o principal objetivo da ação foi oferecer uma assistência mais completa aos alunos. “Estamos realizando atendimentos médicos, vacinação, testes rápidos de HIV, hepatite B e C, além da coleta de exames laboratoriais. No dia seguinte, os alunos recebem o retorno das consultas com a apresentação dos resultados dos exames”, explicou.
A ação contou com o apoio de diversas equipes de saúde
Durante os quatro dias de evento, foram realizados 214 atendimentos médicos, 132 exames laboratoriais, 318 vacinas aplicadas e 222 medicamentos dispensados.
Jessica Nunis, coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola, ressaltou a importância da iniciativa para o diagnóstico da situação de saúde dos alunos e a adesão ao programa de saúde escolar. "Estamos sensibilizando a escola para aderir ao programa, facilitando o acesso dos estudantes aos serviços de saúde básica", afirmou.
A ação contou com o apoio de diversas equipes de saúde, como Lepac, Lacen, Hospital de Retaguarda, Coordenação de Atenção Primária do município e do estado, além da participação de estagiários do curso técnico de enfermagem da Escola IESB.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários