Ações para fortalecer iniciativas de proteção ambiental são debatidas no 4º Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, em Porto Velho

Ações para fortalecer iniciativas de proteção ambiental são debatidas no 4º Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, em Porto Velho


Entre os assuntos discutidos, a missão coletiva para enfretamento da crise hídrica e mitigação das queimadas foram reforçados no Fórum

Porto Velho, RO - Com um espaço dedicado ao debate sobre proteção ambiental, o governo de Rondônia promoveu a 4ª edição do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, nesta quinta-feira (17), em Porto Velho. O encontro proporcionou uma oportunidade para autoridades avançarem em questões fundamentais relacionadas à construção e ao fortalecimento de políticas públicas ambientais vigentes na sociedade.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o Fórum abordou temas como “Governança Climática”, “Pagamentos por Serviços Ambientais”, “Programas de recuperação de nascentes” e o “Enfrentamento da Crise Hídrica”. Também foi apresentado um balanço das ações estaduais de combate aos incêndios florestais, evidenciando uma das missões coletivas mais importantes dos últimos meses, a “Operação Temporã Fase I”, no Parque Estadual Guajará-Mirim, e a “Operação Temporã Fase II”, na Estação Ecológica Soldado da Borracha, em Cujubim.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE

Encontro reuniu diversas entidades para discutir ações e fortalecer políticas públicas para o meio ambiente

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a 4ª edição do evento viabiliza uma troca de conhecimentos a fim de encontrar soluções para os impactos causados pelas mudanças climáticas e promover a sustentabilidade. “Com o Fórum, criamos oportunidades para que especialistas, sociedade civil e entidades alinhem ideias e tracem planos que propiciem a melhor governança climática”, salientou.

O vice-governador do estado, Sérgio Gonçalves ressaltou que, o governo trabalha para manter o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade. “Temos a proposta do Plano de Desenvolvimento Econômico da Pesca Esportiva, que está em andamento, para aprimorar as boas práticas da atividade no estado. Com essa iniciativa e muitas outras voltadas ao meio ambiente, convergiremos para evitar a degradação dos recursos naturais que impactam a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, o crescimento do estado.”

ENFRENTAMENTO

As “Operações Temporã Fase I e II” visam combater os incêndios florestais

Rondônia vem enfrentando, recentemente, desafios ambientais relacionados ao período de estiagem dos rios, o que tem agravado a crise hídrica no estado; além dos incêndios florestais, que incidem na qualidade do clima. Nesse cenário, o Fórum evidenciou a importância das missões coletivas realizadas pelo governo e órgãos de fiscalização, polícia e outras entidades, que comprovaram a eficácia na implantação de medidas de proteção aos recursos naturais.

Conforme o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, as operações de combate aos incêndios florestais, a criação de um comitê de crise e o empoderamento dos programas de governo foram decisivos para obter soluções consistentes. “Somos vários órgãos públicos lutando nessa linha de frente desde o ano passado, combatendo a disseminação de atividades ilícitas para evitar que sejam reincidentes. Podemos mudar ainda mais este cenário com a conscientização da população, que contribui de forma mais ampla”, comenta.

FÓRUM

O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é uma medida vital de abordagem de questões cruciais relacionadas às mudanças climáticas e à gestão ambiental no estado. , com o objetivo de promover o debate e a troca de ideias entre especialistas, líderes políticos e membros da sociedade civil sobre como avançar na política de governança do estado e serviços ambientais.

Postar um comentário

0 Comentários