STJ determina soltura de jovem negro preso por reconhecimento facial no RJ

STJ determina soltura de jovem negro preso por reconhecimento facial no RJ


O argumento para a liberdade de Carlos foi o de que o reconhecimento por foto deve ser mais um indício para levar um suspeito à prisão e não o única

Porto Velho, RO - 
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, na segunda-feira (22), pela liberdade de Carlos Vítor Guimarães, de 23 anos. Ele deve deixar a cadeia nesta quarta-feira (24).

De acordo com G1, o jovem foi detido em 2018, com base em reconhecimento fotográfico, acusado de praticar um roubo de carga em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. No entanto, ele alega que o documento encontrado com os bandidos, com sua identidade, foi furtado dias anteriores em um evento na cidade de São Gonçalo.

O argumento para a liberdade de Carlos foi o de que o reconhecimento por foto deve ser mais um indício para levar um suspeito à prisão e não o único.

A testemunha do caso, o motorista do caminhão assaltado apontou a imagem de Carlos Vítor como sendo do criminoso. No entanto, o processo consta divergências: em um primeiro momento, a testemunha conta que reconheceu o rapaz em um livro de fotografia. Num segundo momento, que a foto de Carlos Vítor estava destacada na parede da DP, o que, para o magistrado, indicaria que houve um "sugestionamento" do autor do roubo.

Fonte: Brasil247

Postar um comentário

0 Comentários