Ação conjunta entre governo do estado, TCE-RO e municípios foi primordial
Porto Velho, RO - O governador de Rondônia, Marcos Rocha comemorou nesta semana, o resultado anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em relação ao crescimento na alfabetização infantil, destacando o estado em 1° lugar no país na métrica de avaliação do programa de alfabetização desenvolvido. O resultado foi anunciado durante o Seminário de Ações Descentralizadas na Educação Básica, que ocorreu recentemente, em Brasília.
O trabalho, que é desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), municípios e governo do estado, coloca Rondônia um passo à frente na busca da meta estabelecida pelo MEC, que é alfabetizar pelo menos 80% das crianças até 2030.
Um dos pontos-chave do programa é a integração entre as redes estadual e municipal que ofertam esses anos letivos. “O programa de alfabetização de Rondônia representa um compromisso sólido e abrangente com a educação, promovendo assim, o desenvolvimento integral dos estudantes rondonienses.
Essa vitória é resultado das ações e dos investimentos do governo do estado na educação, que é a base para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou o governador Marcos Rocha.
Para dar conta do recado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) colocou em prática, o ProAlfa, programa criado com foco no fortalecimento da alfabetização. “Atualmente, 77% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental são atendidos pelas redes municipais. Por isso essa conquista é de todos os envolvidos no projeto, que estão de parabéns pela dedicação e empenho na busca pela excelência”, parabenizou o governador.
PROALFA EM NÚMEROS
53 mil alunos beneficiados
45 mil do 1º e 2º anos
8 mil do 3º ao 5º anos (que ainda não estão alfabetizados)
1300 professores contemplados pelo programa
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares estão na lista de beneficiados.
Para o sucesso do ProAlfa em Rondônia, a Seduc também colocou em prática o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), considerado de fundamental importância aos resultados alcançados. O PAIC foi implementado em 606 escolas e contou com a colaboração de 4,5 mil profissionais, beneficiando 58 mil alunos, diretamente.
ENTENDA A EVOLUÇÃO
Proporção de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa nas redes municipais:
2022: 45%
2023: 68%
Porcentagem de estudantes com nível abaixo do básico:
2022: 26%
2023: 12%
Porcentagem de estudantes com estágio avançado:
2022:17%
2023: 35%
O município de Itapuã do Oeste atingiu 100% de alunos com aprendizado adequado, com avanços notáveis, também, em Primavera de Rondônia, Espigão do Oeste, Costa Marques e Cujubim.
0 Comentários