Rondônia lidera produção nacional de peixes de cultivo com ações desenvolvidas pelo Governo do Estado

Rondônia lidera produção nacional de peixes de cultivo com ações desenvolvidas pelo Governo do Estado


Destaque é reflexo das ações coordenadas pelo Governo de Rondônia

Porto Velho, RO - Consolidando-se como maior produtor de peixe de cultivo em tanques, o estado de Rondônia ocupa, pelo sexto ano seguido, o topo do ranking de produção nacional, com 57,2 mil toneladas, segundo dados do Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023, o que fortalece a cadeia produtiva da piscicultura. Esse resultado coloca Rondônia à frente de estados como Maranhão (39.100 t) e Mato Grosso (38.000 t), que ocupam a 2ª e 3ª posição no ranking, respectivamente.

O destaque alcançado é reflexo das ações coordenadas pelo Governo de Rondônia, com atuação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), para fortalecer a piscicultura local como parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento econômico sustentável. Rondônia também está entre os três estados do país que mais produzem peixes de cultivo, ocupando a 3ª colocação, pelo quinto ano consecutivo.

A importância da cadeia produtiva da piscicultura é atestada através das ações de promoção comercial realizadas ao longo dos últimos anos, destacando oportunidades onde o pescado rondoniense foi apresentado para embaixadores, governadores, empresários e setores estratégicos para a divulgação do produto.

Rondônia ocupa o topo do ranking de produção

O Governo do Estado destaca a importância do setor da piscicultura para a economia. A estratégia de promoção comercial do Governo já apresentou o Tambaqui de Rondônia para o Brasil e o mundo, através de ações como o Festival do Tambaqui, que teve edições em Nova York, Miami, São Paulo, Manaus, Belém, Palmas, Boa Vista, Rio Branco, Macapá, São Luís, Cuiabá e Brasília.

VOLUME

A cadeia produtiva também foi representada em eventos realizados em Lima (Peru), Foz do Iguaçu, São Paulo e na Bolívia. Essas ações combinadas causaram impacto, atestado pela plataforma Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal, que aponta crescimento de 27 % do volume de exportação do pescado de Tambaqui local.

O vice-governador e secretário da Sedec, Sergio Gonçalves, ressaltou o papel estratégico da piscicultura na diversificação da matriz econômica estadual. “Estamos investindo em iniciativas que não apenas impulsionam a produção, mas também promovem a sustentabilidade e agregam valor aos produtos, elevando o potencial de Rondônia no mercado nacional e internacional”, enfatizou.

Além disso, o Governo do Estado tem buscado aprimorar as políticas de incentivo fiscal para o setor, visando atrair investimentos e estimular o crescimento sustentável da piscicultura em Rondônia. Essas medidas, aliadas ao compromisso ambiental, visam garantir que o desenvolvimento econômico ocorra de maneira responsável, preservando os recursos naturais e fomentando a qualidade de vida da população.

Postar um comentário

0 Comentários