Visita técnica sobre educação profissionalizante e bioeconomia à Alemanha teve representação do Governo de Rondônia

Visita técnica sobre educação profissionalizante e bioeconomia à Alemanha teve representação do Governo de Rondônia


Representantes da Educação Profissional e Tecnológica do Brasil conhecem experiências inovadoras na Alemanha

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia foi representado em visita técnica que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec / Mec realizou de 25 a 29 deste mês em Bonn, na Alemanha, pela presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, Adir Josefa de Oliveira.

A proposta da visita, da Agência Alemã de Cooperação Internacional Deutsche Gesellschaft für internacional Zusammenarbeit – Giz, teve como objetivo dar continuidade ao cronograma de trabalhos do projeto de cooperação técnica Profissionais do Futuro, na área de bioeconomia, fruto de parceria da Deutsche e outras instituições ligadas à Educação Profissional e Tecnológica – EPT.

Profissionais do Futuro é um projeto que busca a qualificação de trabalhadores para profissões que deverão surgir com o avanço de setores da economia verde, com destaque para energias renováveis, bioeconomia e economia circular, entre outros segmentos econômicos que usam os recursos naturais de forma sustentável.

Na oportunidade, a presidente do Idep apresentou durante palestra proferida na sexta-feira (29), a inovação das escolas móveis adquiridas pelo Governo de Rondônia em 2021 para expandir o ensino profissionalizante nos 52 municípios. São quatro unidades flexíveis itinerantes: Frigorífico e Piscicultura; Panificação e Confeitaria; Máquinas Agrícolas e Imagem Pessoal.

PROFISSÕES DO FUTURO

Para a presidente do Idep, a participação da instituição nessa missão internacional representa um importante passo que a instituição de ensino profissionalizante está dando, para ofertar novos cursos em áreas que vão oferecer grandes oportunidades para quem busca atuar com sucesso em profissões do futuro.

“O Governo de Rondônia tem buscando parcerias para avançar em todas as áreas que visam garantir o progresso econômico e o desenvolvimento social, sempre com foco na sustentabilidade”, destacou Adir Josefa ressaltando que, o Idep está inovando para oferecer à população rondoniense novas oportunidades, conforme as tendências do mercado de trabalho.

No país europeu, a missão brasileira visitou instituições que são referência em Educação Profissional e Tecnológica e conceitos inovadores desenvolvidos nessa modalidade de ensino. Entre as instituições visitadas estiveram o Instituto Federal Alemão de Educação Profissional, que desenvolve o sistema de EPT de Empregos “verdes” com foco em bioeconomia, o Campus Wiesengut de Agricultura Orgânica, o Campus Wiesengut da Universidade de Bonn de Agricultura Orgânica e Comercialização de Produtos de Origem Vegetal e Animal.

A comitiva conheceu ainda a Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Regional Sustentável, da Universidade de Kassel; a unidade de Witzenhausen das Escolas Agrícolas Alemãs – Deula; o Instituto Witzenhausen de Resíduos, Meio Ambiente e Energia; e a Usina de Compostagem Kompostanlage Burgberg Witzenhausen.

Postar um comentário

0 Comentários