Projeto de Educação Realística em Serviço é desenvolvido pelo núcleo de educação da UPA Leste
Atividade ainda busca melhorar a integração da equipe durante abordagem ao paciente da sala vermelha
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste, desenvolve o Projeto de Educação Realística em Serviço, uma capacitação que busca o aperfeiçoamento profissional através de simulações de casos clínicos. A ação é executada mensalmente e utiliza os atendimentos de rotina como base de estudo.
Cristilane Delgado, coordenadora do NEP da UPA Leste, explica que as simulações têm como propósito o aprimoramento do protocolo de avaliação e atendimento pré-hospitalar móvel e fixo às vítimas de trauma, e de transferência de paciente para hospital de referência, neste caso o Pronto Socorro João Paulo II.
A atividade ainda busca melhorar a integração da equipe durante abordagem ao paciente da sala vermelha, instituir e debater protocolos de atendimentos, avaliar a atuação e resposta para abordagem dos pacientes, praticar a abordagem sistematizada ao paciente de sala vermelha, dar continuidade ao serviço pré-hospitalar móvel no que diz respeito de servir como apoio para estabilização de pacientes, otimizar a utilização dos materiais e recursos disponíveis na unidade.
Todo o trabalho é realizado com o envolvimento de equipe multiprofissional
Todo o trabalho é realizado com o envolvimento de equipe multiprofissional, que atua em diversas áreas no socorro ao paciente e busca treinar em serviço habilidades referentes ao atendimento inicial dos casos escolhidos.
“Compartilhar as condutas profissionais é uma forma de melhorar a integração da equipe, reforçando o trabalho e a importância de cada profissional envolvido na assistência direta e indireta dos pacientes”, aponta a coordenadora.
Ela ainda destaca que profissionais parceiros são sempre convidados para participar, como os Bombeiros Militares e a Liga Acadêmica de Medicina (Lacitre). “Trabalhamos o atendimento pré-hospitalar móvel e fixo. A equipe da UPA Leste compartilha experiências com os bombeiros, debatendo sobre os casos clínicos, o que pode ser melhorado nos atendimentos, inclusive nos resgates dos bombeiros”, destaca Delgado.
Ao final do projeto, quando as simulações de cada caso previamente definidos tiverem sido executadas, será elaborado um fluxograma para atendimento dos casos propostos, conforme recomendação dos Protocolos Operacionais Padrão para a UPA Leste.
Texto: Luciane Gonçalves Foto: Semusa
0 Comentários