Cerca de 5 mil alunos são atendidos diariamente pelo transporte escolar na zona rural de Porto Velho
Programa tem a participação de motoristas e monitores
Com o objetivo de ofertar formação e qualificações específicas para servidores do serviço de transporte escolar da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Porto Velho vem trabalhando, desde o ano passado, o programa “Caminho Certo”. O programa tem a participação de motoristas e monitores contratados através de processo seletivo realizado pelos conselhos escolares coordenados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“A capacitação deve ser constante, porque a responsabilidade destes profissionais é muito grande. Nós tivemos um problema por volta do ano de 2018, onde o transporte escolar colapsou, eram veículos de má qualidade para as crianças, um risco real. E nós resolvemos essa questão em 2019, com a aquisição de 146 ônibus escolares. Esta é a frota mais nova do Brasil e que hoje nós conseguimos transportar com mais dignidade e respeito nossas crianças e adolescentes”, destaca o prefeito Hildon Chaves.
“São 136 motoristas e 136 monitores, além de todos os diretores que coordenam os seus conselhos escolares e que contratam diretamente esses profissionais”, comenta a titular da pasta de educação, Gláucia Negreiros.
Gláucia Negreiros, secretária da Semed
A secretária também pensa de forma igual ao prefeito Hildon Chaves sobre a grandiosidade do programa. “Existe uma grandiosidade significativa nas entrelinhas desse programa de formação e nossa equipe técnica do departamento de transporte escolar vem atuando com profundidade no assunto e nas multiplicações de conhecimento. O projeto de formação dos profissionais responsáveis pelo transporte tem muita importância e responsabilidade, pois esses servidores conduzem cerca de 5.050 alunos em mais de 160 rotas de ida e volta. Estamos na segunda fase de formação, atualizando as capacitações, fazendo ações interventivas, apresentando instrumentais de controle de qualidade, atendimento, abastecimento e manutenção dos veículos, justamente para que a gente possa garantir que essa frota, daqui a dez anos, ainda esteja em perfeito uso e em condição de funcionamento. Estamos repensando as práticas atuais, estabelecendo metas para o controle adequado da execução, condicionando o comportamento seguro e defensivo, através de orientações e sugestões de mudanças de acordo com a realidade onde o serviço de transporte é oferecido”, explica a secretária da Semed.
Mais dez veículos vão reforçar o transporte escolar
De acordo com a Semed, o transporte escolar atende hoje 56 unidades escolares da área rural, sendo 36 municipais e 20 estaduais, totalizando cerca de 15 mil quilômetros rodados diariamente.
Formação
No próximo dia 21 de julho, haverá no Centro de Formação de Profissionais da Educação, a solenidade da 2ª formação do Programa Caminho Certo, às 7h30, com a presença de autoridades e da comunidade escolar.
Crescimento da frota
Já na próxima semana, a Prefeitura vai entregar mais 10 unidades de transporte escolar. Os ônibus foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Coronel Chrisóstomo e vai reforçar o atendimento em mais cinco escolas, sendo 1 no distrito de União Bandeirante, 1 em Cujubim Grande, 1 no Reassentamento Santa Rita e 02 em Porto Velho. “Entregaremos esses veículos novos na próxima semana, com uma solenidade simbólica para registrar mais essa aquisição para atender 420 alunos, aumentando a frota para 159 ônibus escolares em circulação pelas linhas e vias rurais do grande município de Porto Velho”, comentou o prefeito Hildon Chaves.
Texto: Géri Anderson Fotos: Felipe Ribeiro e Leandro Morais
0 Comentários