Confira como votou os vereadores de Porto Velho para contratação de médicos pela prefeitura de Porto Velho

Confira como votou os vereadores de Porto Velho para contratação de médicos pela prefeitura de Porto Velho


Reunião com vereadores, secretária adjunta da SESAU, equipe técnica  e representantes de servidores e dos médicos, definiu votação

Porto Velho, RO - Foi aprovado pela Câmara Municipal, na tarde de terça-feira (20), o Projeto de Lei nº 4.493/2023, de autoria do poder executivo, que regulamenta o sistema de contratação de médicos (especialistas e clínicos gerais) para atender nas unidades de atenção básica, hospital municipal e demais unidades de saúde de Porto Velho.

De acordo com o Artigo 1º, “fica o Poder Executivo Municipal autorizado a instaurar processos de Chamamento Público com objetivo de credenciamento de pessoas jurídicas para a prestação de serviços médicos clínico geral e especialistas, para atender as necessidades inadiáveis dos serviços públicos de saúde do município, no âmbito das unidades de saúde municipal, maternidade municipal e atenção especializadas em todos os níveis de atuação”.

A adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Marilene Penati, disse que é preciso fortalecer a classe médica que trabalha para o município, no que se refere à quantidade de profissionais, porque a defasagem é muito grande. Daí a necessidade de terceirizar a contratação dos médicos.

“Nós precisamos recolocar profissionais nos lugares de onde vão sair os que estão contratados de forma temporária, precisamos substituí-los. Isso não vai ter impacto financeiro porque o prefeito já trabalha no limite do que ele pode utilizar, para que possamos oferecer para a população o atendimento médico”, disse Marilene Penati.

Ela garante que essa medida vai gerar redução de custos para a Prefeitura se comparado ao valor que é pago aos profissionais estatutários e aos contratados em regime emergencial.

“Essa inovação que o Município pretende fazer em contratar uma empresa para terceirizar médicos nas áreas que necessita, através de plantões, para a Prefeitura vai ser bom porque a gente está com o gasto de pessoal muito elevado, não porque estamos com muitos profissionais, mas devido a queda de receitas”, afirmou o secretário municipal de administração (Semad), Alexei Oliveira.

O secretário acrescentou que a realização de um concurso iria aumentar os gastos ainda mais, o que não acontece com a contratação da empresa.

“Vai ser um benefício porque o município vai deixar de gastar mais com pessoal e passará a investir nas outras áreas que já têm servidores contratados, com melhoria de salários e das condições de trabalho. É isso que a Prefeitura pretende fazer para dar um atendimento de qualidade para a população”, explicou o titular da Semad.

SGG

Conforme o adjunto da Secretaria-Geral de Governo, Devanildo Santana, que acompanhou a sessão, o projeto foi idealizado pelo prefeito Hildon Chaves e elaborado pela equipe técnica da Semusa. O objetivo é que não falte médico nas unidades para atender a população. “Caso falte um médico a empresa vai operacionalizar para cobrir a falta do profissional, colocando outro para assumir o plantão”, pontuou.

Santana também garante que a contratação do serviço terceirizado vai gerar uma economia em torno de 30 a 40% para a Prefeitura, uma vez que o município vai deixar de arcar com encargos sociais. Com a nova forma de contratação, os encargos sociais são pagos pela empresa contratada.

LÍDER

“O que o projeto traz é a contratação de uma empresa especializada, que vai trazer os profissionais para atender a população. Ou seja, se na Upa Sul faltar um médico a empresa vai mandar outro de imediato para cumprir o horário. A gente acaba com o problema da falta de médico, essa é a proposta. O que temos que fazer é atender com o médico permanente na unidade de saúde”, frisou o líder do prefeito na Câmara, vereador Marcelo Reis.

COMO VOTOU CADA VEREADOR

Aleks Palitot- SIM
Márcio Oliveira - ausente
Jurandir Bengala - SIM
Wanoel Martins - SIM
Rai Ferreira - SIM
Valtinho Canuto - SIM
Marcelo Reis - SIM
Márcia Socorrista - SIM
Joel da Enfermagem - NÃO
Enfermeiro Roneudo - NÃO
Everaldo Fogaça - SIM
Edwilson Negreiros - SIM
Márcio Pacele - ausente
Paulo Tico - SIM
Edmilson Dourado - SIM
Isaque Machado - SIM
Carlos Damaceno - ausente
Ellis Regina - NÃO
Dr. Gilber - ausente
Dr. Júnior Queiroz - abstenção
Dr. Macário - ausente

TOTAL

SIM 12
NÃO 03
ABSTENÇÃO 01
AUSENTE 05

Texto: Augusto Soares
Foto: SMC/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários