Processo de revitalização está dividido em três etapas
Praça já foi palco de carnavais, eventos culturais, feiras, e outras programações
Reviver memórias e movimentar a economia: esses são os objetivos da Prefeitura de Porto Velho ao resgatar espaços históricos, como é o caso da revitalização da Praça das Três Caixas d’Água, que terá a entrega da primeira fase nesta terça-feira (16), às 17h.
Um processo dividido em três etapas está em andamento na emblemática praça, que já foi palco de carnavais, eventos culturais, feiras, e relembra o período de construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) é a responsável pela mobilização para a revitalização, pois buscou junto ao Governo do Estado a cedência da responsabilidade para a Prefeitura por 20 anos e, assim, seguiu com a regularização da documentação do local junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Iphan é parceiro neste processo, fiscalizando e garantindo que o patrimônio histórico permaneça preservado. Neste primeiro momento, será inaugurado o painel que retrata os naufrágios, do ceramista Bruno Souza, entregando ainda mais cultura e arte para a população da capital, além de se tornar um atrativo extra no ponto turístico símbolo da bandeira de Porto Velho.
A primeira etapa do processo de revitalização contou com parceiros públicos e privados, consiste pintura dos muros, executada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), com a doação das tintas pelo Grupo Dismonza.
O paisagismo e reforma dos bancos ficaram por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a limpeza realizada pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), além da instalação do painel de cerâmica de mais de três metros de altura, feito artesanalmente pelo artista plástico porto-velhense Bruno Souza, com material fornecido pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).
O projeto arquitetônico é do Município, em uma parceria entre a Semdestur e a Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc).
Texto: Isabella Leite Foto: Leandro Morais
0 Comentários