MODELO - Maternidade Municipal é referência em selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança

MODELO - Maternidade Municipal é referência em selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Título é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno


Ação é fruto do reconhecimento às boas práticas de promoção ao aleitamento

A Maternidade Municipal Mãe Esperança é referência no selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) desde 2010. A ação é fruto do reconhecimento às boas práticas de promoção ao aleitamento materno desde as primeiras horas de vida do recém-nascido até os cuidados pós-parto. O selo é coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para receber a certificação de amigo da criança, o hospital deve seguir normas como, cumprir os requisitos do título Cuidado Amigo da Mulher, assegurar serviços de saúde respeitosos e humanizados à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir a permanência dos pais durante a internação do recém-nascido em casos de cuidados intensivos, além de cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

O mantimento do selo se dá através de reavaliações do MS, que ocorrem a cada três anos para verificar se o hospital segue cumprindo os critérios. Sendo a única IHAC de Rondônia, a Maternidade mantém o título durante 13 anos consecutivos atendendo aos requisitos que buscam promover os devidos cuidados à saúde da criança e da mulher, diminuir a morbimortalidade infantil e capacitar profissionais da saúde para estabelecer condutas adequadas durante o processo que garante os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

O mantimento do selo se dá através de reavaliações do MS, a cada três anos O mantimento do selo se dá através de reavaliações do MS, a cada três anos

A nutricionista e avaliadora interna da IHAC na Maternidade Municipal Mãe Esperança, Rejane Fernandes Nogueira, ressalta que cumprir aos requisitos do título é um feito que poucos hospitais conseguem, e elogia os atendimentos realizados na unidade.

“Ao longo desses 13 anos de certificação, buscamos atender as normas diariamente no que diz respeito aos cuidados com a mãe e o bebê. Mantendo a vigilância e trabalhando em equipe conseguimos obter pontos positivos. Dessa forma, o hospital mantém-se dentro dos critérios. Só no início deste até o final de março foram aproximadamente 600 partos realizados, promover um nascimento em Hospital que possui o selo Amigo da Criança faz toda diferença”, afirma Rejane.

Bruna Cardoso de Souza, que recentemente teve sua segunda filha no local, relata como ela e a pequena Emanuely foram bem atendidas.

“Foram super atenciosos com a gente desde a hora que fui ter a minha bebê até depois que ela já estava em meus braços. Fui bem recebida por toda equipe, me senti segura para ter minha filha, e isso é muito bom pra gente que é mãe”, relata Bruna.

Texto: Jainni Victória (sob supervisão de Taís Botelho) Foto: Leandro Morais

Postar um comentário

0 Comentários